A cama show
Clotilde Tavares | 16 de abril de 2010Um dia desses fui em casa de uma pessoa conhecida e por algum motivo tive que ir ao interior da casa; vi então que a cama não estava feita, ou melhor, que os lençóis estavam apenas recolhidos para os pés da cama, os travesseiros amarfanhados guardando ainda o formato da cabeça de quem havia dormido ali.
Comentei com uma amiga sobre isso e ela disse: “Ah, Clotilde, pois eu também não forro as camas. Dá trabalho, e à noite vamos ter que desmanchá-las de novo para dormir! Assim eu acho que não vale a pena.” E perguntando a uma e a outra eu descobri que muita gente que não tem empregada e que faz sozinha ou com a ajuda do marido e dos filhos as tarefas domésticas não tempo nem costume de forrar as camas diariamente.
Pois eu aprendi desde menina quando fui interna no colégio de freiras a forrar a cama todo dia de manhã. E depois de adulta sempre ficava encantada com as maravilhosas camas dos hotéis em que me hospedava. Adorava chegar num hotel e me refestelar naquelas camas maravilhosas, cheias de lençóis, colchas, edredons, travesseiros altos e fofos, tudo meticulosamente arrumado.
Assim, numa época – há bem uns 20 anos – em que as camas-box não eram ainda tão acessíveis, comprei uma para mim e passei a produzi-la como uma cama de hotel. Bons lençóis, travesseiros fofos, edredons, almofadinhas, tudo combinando, com cores que variam a cada semana.
Assim o faço até hoje.
Tenho 62 anos, sou aposentada, escritora e blogueira em atividade e moro sozinha. Forrar a cama exerce um efeito muito benéfico na minha vida, pois quando entro no quarto para dormir todas as noites e vejo aquela cama show, sinto que não posso me deitar ali com o moleton ou o vestidinho caseiro que estava usando no sofá para ver TV. Seria quase como “estragar” a produção da cama. Aí, entro no banheiro, tomo um banho morno, visto uma camisola, escovo o cabelo, boto perfume…
Faz toda a diferença e não preciso estar dormindo acompanhada para sentir isso.
Parece bobagem, não é? Pois para mim, a cama-show é o barco que me levará aos calmos oceanos dos sonhos, aos mares tranqüilos do repouso reparador e que me trará, depois dessa viagem noturna, ao porto seguro da manhã seguinte.
Querida Dalva! Que bom receber seus comentários. Um beijo grande pra você.
Querida Clotilde,
Gosto da maneira como faz com que assuntos comuns sejam o motivo da manifestação de tantas pessoas.
Eu também, adoro uma cama bem arrumada, extremamente limpa e cheirosa, com lençois de 200 fios e mais e, no mínimo quatro travesseiros fofos.
Arrumar a cama todas as manhãs faz parte do ritual do começo da minha vida diária.
Certa vez, viajando a trabalho, dividia o quardo do Hotel com outra colega professora, e ela me criticou porque eu arrumava a cama, mesmo estando no Hotel. Não fui interna em Colégio de freira mas fui educada, em casa, observando todos os princípios de organização possíveis, entre eles arrumar a cama.
Eee! Olha a liberdade, Lex!
Agora, toda vida que for a sua casa, vou ter que tirar uma foto da cama-show! hahahaha! Abraço.
Querido, a minha cama vive show, forradinha, e não tem ácaros. Duvida?
Reza a lenda que cobrir a cama, durante o dia, propicia a criação de mais ácaros…
O efeito é show mas, que tal estender os lençóis ao solzinho.
Ah, desculpe, eu nem notei que se tratava de outra lista.
Clotilde,
Na realidade, eu falei que postei no Flybabies, que é esse aqui: http://br.groups.yahoo.com/group/flybabiesnoBrasil e não neste que você postou.
😉
Já houve um tempo em que a minha cama tinha muitos gatinhos por cima… Ora bichanos animais, ora humanos…
Clotilde,você tem toda razão. Sua cama é show mesmo!
Também não sei ficar sem arrumar a minha, e procuro deixá-la sempre bonitinha, só que não é tão produzida quanto a sua e sempre tem uns gatinhos que gostam de enfeitá-la,dorminhocando nela durante o dia.Mas até acho bonito…faz lembrar aquelas bonecas dorminhocas que eram colocadas na cama há uns anos atrás.
Parabéns querida pelo capricho! E acho muito positivo o seu ritual para dormir;mostra que sua auto estima está OK.Bons sonhos!Bjs
Neusa
Tião! Tu só pensa naquilo?
Também gosto de arrumar minha cama. Fruto de minhas moradas sozinho pelo mundo afora… mas a cama show, também serve para outras coisas maravilhosas… (kkk) bjs
É isso aí, Katia! Camas arrumadas, sono tranquilo e sonhos cor-de-rosa – ou azul, para quem preferir.
Estou contigo e não abro….ficar com acama sem arrumar não dá. É muito melhor uma caminha arrumadinha e lindaaaaaaaaaa. A sua pode-se chamar de cama-show MESMOOOOO!!!
beijosss
Para quem não sabe a Fly é uma lista de mulheres que busca melhorar suas vidas, através de uma melhor organização não somente da vida doméstica como também da vida pessoal. Eu sou Fly, com orgulho e satisfação. Veja o site da lista: http://groups.yahoo.com/group/FLYingInBrazil/
Clotilde,
Adorei seu post e vou encaminhá-lo para o Flybabies, é sempre bom a gente incentivar as pessoas e isso é ser Fly! Eu também desde pequena fui estimulada a arrumar a cama e às vezes, mesmo atrasada, pensando em deixar para fazer ao dormir, eu penso duas vezes e volto para o quarto e arrumo, afinal, o que são 3 minutos a mais??
Obrigada por compartilhar!
bjs
Vivian
Pois é, querida, penso que a cama-show faz toda a diferença na hora dos bons sonhos!
Também sou adepta da cama show, nem sempre faco a cama quando acordo, pois tenho que sair correndo as vezes, mas quando volto pra casa arrumo a cama. Claro que nem todo dia, estaria mentindo, pois tem dias que volto pra ela antes do cair da noite, aliás, hábito que eu devia ter com mais frequência, pois no Brasil sempre tirava minhas sonecas ao longo do dia, nem que fosse no comecinho da noite, e faz muita diferenca.
Linda sua cama toda arrumadinha, e adorei a dica do ritual antes de ir pra cama, também me preparo pra dormir.
Beijo