Quem sou?
No ano de 2009 completou dez anos que iniciei um “projeto de comunicação” ao qual dei o nome de Umas & Outras, com um boletim que eu fazia inicialmente em formato Word e que enviava por email para uma lista de assinantes, pela Internet. Era de periodicidade semanal, e sofreu vários e diversos atropelos ao longo desses mais de dez anos de vida, tanto com quebras de periodicidade como com mudança de formato.
De qualquer forma, o Umas & Outras já teve muitas caras: boletim em Word, boletim em HTML, site na Internet com diversos colunistas durante um ano e com atualização diária, boletim outra vez, blog sediado no Uol, boletim em HTML de novo… E sempre, sempre com as temáticas básicas concentradas em quatro pilares: Arte, Cultura, Informação e Humor.
Agora, o Umas & Outras novamente renasce das próprias cinzas, qual fênix pós-moderna, e vira blog, utilizando os recursos do WordPress, que facilitam muito a minha vida airada e irresponsável. Então, visite e comente, se tiver disposição e paciência.
E QUEM SOU EU?
Meu nome é CLOTILDE TAVARES e sou paraibana de Campina Grande.
Fui morar em Natal em 1970, onde me formei em Medicina pela UFRN em 1975. Em 1983 concluí o Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE.
Como professora da UFRN desde 1976, dediquei-me à pesquisa no campo da Saúde Pública. O Teatro, a Literatura e os estudos sobre cultura popular também ocuparam lugar de destaque na minha vida, como atividade paralela.
A partir de 1993 passei a me dedicar exclusivamente às atividades artísticas e intelectuais, transferindo-me do Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição da UFRN, onde ensinava desde 1976, para o Departamento de Artes da mesma Universidade. Deixei de ensinar e praticar Medicina.
Aposentada da docência na UFRN desde 2002, morei de setembro de 2005 a 2009 na capital parahybana, quando voltei a morar em Natal.
Mesmo aposentada, continuo em plena atividade cultural. Escrevo em jornais, mantenho blogs e listas de discussão na Internet, faço pesquisa na área de Genealogia, desenvolvo estudos sobre cultura popular sobre os temas cantoria de viola e literatura de cordel. Tenho vários livros publicados, mais de dez peças de teatro escritas e encenadas, sou atriz, e meto o bedelho em tudo o que é de assunto.
Alguns dos meus links:
Estou nas redes sociais – twitter, facebook e instagram – @ClotildeTavares.
Vi sua narração da ressuscitada no You Tube. Gostei muito. Escrevi um livro com essa lenda. Posso lhe enviar uma cópia em PDF, pois a edição está esgotada.
Adorei o texto sobre as “mulheres pré-delivery” no qual encontrei um poema de Diva Cunha
O poema nao tem titulo
Amei te descobri. Adorei o texto sobre as “mulheres pré-delivery” no qual encontrei um poema de Diva Cunha, poetisa sobre a qual a professora Ana de Santana da UFRN me falou. Você tb cita o poema dela nesse texto, mas não consigo descobrir seu título. Vc me ajuda?
Olha Rodrigo, a letra está aqui: http://epifaniar.blogspot.com.br/2008/10/hiptese-do-hipoptamo-tartamudo.html
Clotilde,
estou a procura da “Hipótese do hipopótamo tartamudo” e fiquei sabendo que você é irmã do Bráulio.
Como fazer para conseguir essa gravação? Existe algum CD no mercado, EP para baixar na internet?
Olá,Professora Clotilde! Fui um dos seus milhares de alunos da Medicina e sempre fui um admirador seu.Que bom que encontrei seu blog,pois sempre estarei lendo seus artigos.
Sou Médico Clínico Geral/Urgentista e,nas horas vagas,gosto muito de “passear nas ondas da internet”,principalmente no viciante FACEBOOK,onde encontro novos e velhos amigos.
Um forte abraço e parabéns pela pessoa maravilhosa que você é!
Ricardo Guedes.
AMO SEU LIVRO MAGIA DO COTIDIANO
CONSIDERO COMO LIVRO DE CABECEIRA,É ÓTIMO.
Olá Clotilde, tudo bem…
Antes de mais nada, gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho no projeto Umas & Outras… muito bom, adorei!
Acontece que estou ajudando minha esposa com a monografia dela e acabei lendo um texto seu que ajudou bastante: “Teatro versus cinema”…
Bom, sei que é meio ousado de minha parte lhe pedir algo, mas você teria alguma contribuição a fazer a respeito da transposição do Filme Hairspray para o Teatro?
Obrigado!
Minha Inesquecível Prima CLOTILDE:
Acompanhar teu blog é respirar, além de cultura, também minhas reminiscências adolescentes de cima do Alto Branco, numa Campina Grande imensurável e tudo isso sob a proteção do maior Nilo conhecido e da Cleuza mais rainha que princesa. Um beijão fraterno ou primoral. Gersinho
Gostei do post sobre o grande Elino Julião, um cara originalissimo, autentico.
Infelizmente não sabemos dar o valor merecido aos talentos da terra. Elino foi um deles.
Parabens pelo blog.
Sem querer axei seu blog…adorei a materia que fala do ri-ri..feicho éclair…etc….cresci ouvindo essas expressões no interior do Maranhão…e o Guaraná Jesus?! moro em Sao Paulo…e sempre mando trazer…tenho até pena de tomar, são coisas que sinto falta na cidade grande…
parabens pelo blog, se voce ler este comentário, replica pra meu e-mail..!
Que bom que gostou do meu livro Formosa És.
Por enquanto ele é somente virtual, mas ainda este ano estará sendo lançado em papel!
Estava procurando pelo trecho de uma música de que me agrado muito (Formosa És – Hino a Nossa Senhora) e o Google me abriu, entre outras páginas, o seu link. Agradei-me demais de como você escreve. Comecei a ler seu livro sobre sua experiência no internato.
Também escrevo (poesia-e-biscoito.blogspot.com).
Voltarei para ler, outras vezes.