Umas & Outras

Arte, Cultura, Informação & Humor
  • rss
  • Início
  • Quem sou?
  • #DiretoDaBolha
  • Livraria
  • FotoComTexto

Big Brother Brasil – O manual de comportamento

Clotilde Tavares | 31 de março de 2010

Ontem acabou o BBB, o BigBrotherBrasil 2010.

Eu sei que acabou por causa do Twitter, onde algumas das pessoas que sigo ficam freneticamente comentando o que está acontecendo no BBB. Eu mesma não assisto nem ao BBB nem ao restante da programação da TV aberta, só eventualmente um ou outro noticiário.

O que me deixa de queixo caído é o grau de envolvimento com esse tipo de programa demonstrado por gente que eu conheço e que considero com bastante noção. Eu respeito muito as escolhas e as preferências dos meus amigos, mas não posso dizer que entendo.

Para mim, eu disse para mim, o BBB é a soma de tudo que existe de baixo nível na TV brasileira, e que veicula valores absolutamente deturpados, o que termina por reforçar nas pessoas esses valores. Um monte de gente sem instrução, sem saber falar direito, cuja energia gravita em torno de sexo e competição – nada contra um ou outro, somente contra a forma como as pessoas são manipuladas pela mídia para expressar isso.

Ainda tenho que ouvir meus amigos discutindo sobre o que Pedro Bial disse! Minha gente, o que Pedro Bial diz é um risco na água. Não tem a menor importância nem permanência.

Mais ainda uma coisinha, que tem tudo a ver com isso que estou dizendo..

Nesse verão, um dia desses, fui a uma praia um pouco distante da cidade. Fiquei impressionada com o comportamento das hordas de banhistas e veranistas quando o assunto é usar o espaço público, o espaço coletivo, o espaço que é de todos e que parece, em certos momentos, pertencer apenas àquele que o usa de forma a perturbar todo mundo, coisa que somente ele não chega a perceber.

Param o carro no meio das estreitas vias enquanto a mulher calmamente tira a areia dos pés, calça as sandálias, veste a camisa no menino, dobra a cadeira, a toalha… e a fila de carros se encompridando atrás enquanto o sujeito esta lá, parado, esperando que a madame venha até o carro.

A pessoa que estava comigo comentou que deveria haver um manual ensinando as pessoas a se comportarem em público. Respondi que, se houvesse esse manual, as pessoas não saberiam ler; se soubessem, não o compreenderiam; se o compreendessem, não se importariam com ele.

Depois, refleti melhor e vi que o manual já existe, as pessoas o lêem diariamente e se comportam segundo ele. São os programas como o Big Brother, as músicas que transmitem o desrespeito e a vulgaridade, e o noticiário da TV, que mostra a impunidade, a corrupção, a safadeza e a bandalheira que corre solta no país. O povo vê, e reproduz. Infelizmente.

Comentários
1 Comentários »
Categorias
Comportamento
Tags
BBB, Big Brother, comportamento humano, Pedro Bial
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

A vida vem em ondas…

Clotilde Tavares | 30 de março de 2010

Nestes dias tem sido para mim uma experiência curiosa administrar o mesmo blog em dois endereços diferentes. Como as indexações do Google ainda devem estar atreladas ao endereço antigo deste blog, eu tenho que manter tudo lá enquanto devagarinho as pessoas vão aprendendo a visitar este aqui, que é o mesmo, igualzinho, só que com endereço diferente.

Por outro lado, ando sem tempo, com um monte de coisas pra fazer e uma dor nas costas que não me ajuda quando tenho um tempinho disponível.

A vida vem em ondas como o mar, já dizia o filósofo Nelsinho Mota em letra de música cantada por Lulu Santos; eu estou no pico de uma onda dessas, que não sei em que praia vai quebrar… São algumas mudanças, sempre bem-vindas, pois é isso que as mudanças são: coisas boas, que levantam a poeira, desvendam cantos escondidos, fazem com que a gente comece a descortinar outros panoramas…

E você, o que tem feito ultimamente? Também está passando por essa fase de mudanças, como eu?

Comentários
Sem Comentários »
Categorias
Sem categoria
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

10 posts mais visitados

Clotilde Tavares | 28 de março de 2010

Durante este primeiro ano de existência do blog Umas & Outras, foi curioso para mim observar que tipo de assunto chamaria mais a atenção do meu caro leitor, e quais teriam sido os posts mais visitados.

Aí, para sua informação, publico hoje os posts com mais visitas durante todo este ano.

1 – O campeão de visitas foi um post que escrevi em 23 de setembro de 2009 sobre o comercial das sandálias Havaianas. O comercial foi retirado do ar por desagradar – segundo a empresa – a setores conservadores da sociedade. Como o assunto era polêmico, além de ser muito visitado o post foi também muito comentado. Mais de 90 pessoas enviaram comentários durante o tempo em que estes ficaram liberados.

2 – Depois vem um post do qual gosto muito – mas só não entendo porque o visitam tanto. Escrevi sobre o clipe de papel, e a maravilha que este objeto encerra em matéria de design e funcionalidade. Minha desconfiança é que na verdade as pessoas teclam no Google, como motor de busca, a palavra “Noruega” e vão parar nesse post, uma vez que o inventor do clip era norueguês.

3 – No terceiro lugar vem um post que eu mesma acho maravilhoso, já tendo sido publicado no meu livro A Agulha do Desejo.  Nele, ensino como fazer a verdadeira tapioca nordestina, esse prodígio de simplicidade e sabor que faz a delícia da nossa mesa.

4 – O quarto é um post estranho, com o título de Girafas na geladeira, algo que eu escrevi porque estava sem assunto. Pois é visitadíssimo, penso que pelo mesmo motivo do post em segundo lugar: o termo “girafa”, aplicado no motor de busca.

5 – Em seguida, um texto que acho delicioso, escrito para explicar a complicação e o encanto das roupas íntimas femininas pré-década de 1960. O título, mais do que sugestivo, é Anágua, combinação e corpete.

6 – Essa historinha, que me garantem ser verdadeira, também é visitadíssima, estando em sexto lugar no meu ranking. Leia Um Milagre no Corcovado.

7 – O que escrevi no dia 11 de setembro sempre é muito lido. É óbvio que tem o apelo da data, conhecida no mundo inteiro, mas eu gostei do que escrevi, e ainda gosto.

8 – Há um post que adoro, e que também é campeão de visitas. Em Filme bom e filme ruim, falo sobre cinema e cineclubismo, duas paixões que me acompanham há cerca de 50 anos – o cinema desde menina e o cineclubismo desde a adolescência.

9 – Uma ocasião, irritada com a passividade das pessoas frente aos constantes abusos que sofremos no cotidiano das cidades, escrevi o post Sou chata. Identificação total com o público, e muito visitado.

10 – E para fechar a lista um post sobre gatos, paixão minha e de deus-e-o-mundo, que compartliho aqui.

Um dos home-offices desta blogueira que vos tecla.

Comentários
3 Comentários »
Categorias
Tecnologia e Internet
Tags
blog, mundo blog, posts mais visitados, Umas&Outras
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Dia Mundial do Teatro

Clotilde Tavares | 27 de março de 2010

E neste Dia Mundial do Teatro, juntando com as comemorações de primeiro aniversário deste blog, sugiro que revisite o post do ano passado, nesta mesma. data. Nele digo tudo que penso desta arte à qual estou unida de forma sempre apaixonada há mais de 50 anos, uma vez que pisei num palco pela primeira vez como atriz, com papel decorado e ensaiado, em 1959, em Campina Grande-PB.

Leia o post clicando aqui.

Como a Condessa Rosenda von Kraken, em 1995, no espetáculo "A Maldição de Blackwell", direção de Marcos Bulhões.

Comentários
2 Comentários »
Categorias
Arte
Tags
arte teatral, cena, Dia Mundial do Teatro, teatro
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Um ano blogando!

Clotilde Tavares | 27 de março de 2010

Este é um período festivo para este blog, para mim e para todos vocês que me lêem agora. Nesta sexta-feira, dia 26 de março, o blog Umas & Outras completou um ano de existência. Então eu quero falar aqui um pouquinho do que é e do que tem sido para mim a existência desse projeto semi-anárquico de comunicação chamado Umas & Outras.

Tudo começou em 1999, com um boletim que eu fazia inicialmente em formato Word e que enviava por e-mail para uma lista de assinantes, pela Internet. Era de periodicidade semanal, e sofreu vários e diversos atropelos ao longo desses dez anos de vida, tanto com quebras de periodicidade como com mudança de formato.

O Umas & Outras já teve muitas caras: boletim em Word, boletim em HTML, site na Internet com diversos colunistas durante um ano e com atualização diária, boletim outra vez, blog sediado no UOL, boletim em HTML de novo… E sempre, sempre com as temáticas básicas concentradas em quatro pilares: Arte, Cultura, Informação e Humor.

Esta era uma das "cabeças" do Umas & Outras em seu formato newsletter.

Aí, quando foi em março de 2009 eu estava morando em João Pessoa e mantendo mais ou menos com periodicidade o envio do boletim em formato HTML. Pensei: por que não um blog? Pensei, pensei e me propus algumas metas que eram: postagem diária, foco em assuntos gerais que não se limitassem à cidade onde eu estivesse morando, e 80 mil visitas em um ano.

Pois não é que deu certo?

Minha meta de visitas foi ultrapassada de muito! Sabem quantas foram? 155.827 visitas em um ano, computadas até o meio-dia deste dia 26 de março!. Eu praticamente alcancei o dobro da minha meta!

A postagem diária falhou um pouco porque, em 365 dias, eu postei 311 vezes, tendo passado 54 dias sem postar. Isso você talvez não tenha notado porque esses 54 dias ficaram diluídos no meio dos outros. E não postei por motivos justíssimos: doença, viagem, dificuldades com Internet.

Nesta data, estou mudando o endereço do blog. Agora ele está alojado no seu próprio domínio, o www.umaseoutras.com.br e fiz algumas pequenas mudanças no visual somente para marcar a data.

Então, atualize seus favoritos para continuar me acompanhando por aqui. Nos próximos dias estarei propondo uns sorteios, porque tenho livros que quero distribuir com os leitores e vou bolar uma forma criativa e diferente defazer isso.

Ao longo desta semana estarei também postando as estatísticas do blog, mostrando os posts que agradaram mais, de onde é que vem o povo que me visita, essas coisas todas que blogueiro gosta de fazer.

E continue comigo porque eu ainda quero passar muito tempo com você.

Comentários
2 Comentários »
Categorias
Tecnologia e Internet
Tags
aniversário, blog umas & outras
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Um ano no ar!

Clotilde Tavares | 26 de março de 2010

Sabem quem faz aniversário hoje, minha gente?

Este blog Umas & Outras!

Daqui a pouco estaremos com um post comemorativo de agradecimento, brindes para os leitores e os números que, graças a vocês, conseguimos alcançar neste ano!

Sim: e você viu que mudou um pouco o visual por aqui.

Daqui a pouco eu volto.

Comentários
Sem Comentários »
Categorias
Sem categoria
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Estar pronto é tudo

Clotilde Tavares | 23 de março de 2010

Estou  fazendo umas aulinhas de inglês. Nada demais, apenas a velha “conversation class”, porque pretendo viajar daqui a algumas semanas e preciso perguntar às pessoas como pegar um ônibus, quanto custa tal produto, a que horas o museu fecha e onde posso encontrar comida sem glúten.

Desde os onze anos de idade que faço aulas de inglês. No colégio, fazendo parte do currículo de primeiro e segundo grau, foram oito anos. Fiz também Cultura Inglesa, quando adolescente. Ouvi (e ouço) muita música em inglês – o rock sempre fez parte da minha vida – e os  filmes e revistas nesse idioma sempre estiveram misturados com meu dia-a-dia. Depois, na Faculdade, estudei muito em livros em inglês e estudei o chamado “inglês instrumental” – que é aquele tipo de inglês voltado para termos e expressões dentro da minha profissão, no caso a Medicina, que exerci até 1990.

Com a Internet, que frequento assiduamente desde 1992, o idioma incorporou-se definitivamente ao meu cotidiano, de tal forma que muitas vezes me perguntam se determinado software que uso é em inglês ou português e eu não sei responder.

Mas toda essa prática sempre foi voltada para a leitura, para a compreensão e expressão da palavra escrita. Na hora de falar, ou pior, de entender o que me dizem, eu fico muito abaixo da média.

Quando tento conversar a coisa se complica e fica ao mesmo tempo muito engraçada. Isso porque, durante as aulas, eu não abro mão de dizer em inglês nada do que vem à cabeça, como se estivesse numa conversação livre na minha língua materna. Depois de uma meia hora disso, fico simplesmente extenuada, cansada mesmo, porque o processo exige de mim uma atenção, uma concentração, uma prontidão extrema.

É como aprender a dirigir: quando é no ínício, a gente precisa ficar atento à troca de marchas, pressão nos pedais e acionamento de luzes e sinaleiras que, na sequência, se tornam comportamentos automáticos e deixam de nos preocupar.

Por enquanto, a minha conversation class me exige extrema atenção, um estado permanente de alerta, de prontidão, de “readiness”, conceito tão bem traduzido na frase de William Shakespeare em Hamlet, Ato V, Cena 2.

“Not a whit, we defy augury; there’s a special Providencein the fall of a sparrow. If it be now, ‘tis not to come, if it be not to come, it will be now; if it be not now, yet it will come. The readiness is all.”

ou

De modo algum; nós desafiamos o agouro; há uma providência especial na queda de um pardal. Se tiver que ser agora, não está para vir; se não estiver para vir, será agora; e se não for agora, mesmo assim virá. O estar pronto é tudo. (Na tradução de Ana Amélia Carneiro de Mendonça)

Então, em busca do “estar pronto”, do falar sem precisar raciocinar escolhendo palavras e do pelejar para estropiar o mínimo possível o idioma de Shakespeare, fico por aqui, com um singelo “See ya!”

Comentários
1 Comentários »
Categorias
Comportamento, Cultura
Tags
aprendendo inglês, conversation class, estar pronto é tudo, Hamlet, prontidão é tudo, readiness is all, Shakespeare
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Dia Mundial da Água

Clotilde Tavares | 22 de março de 2010

Há alguns anos, escrevi um folheto de cordel para ser usado numa campanha da Secretaria de Recursos Hídricos do meu estado, o Rio Grande do Norte. A Secretaria Nacional gostou tanto que reconheceu a autoria – coisa que raramente se faz em peças publicitárias feitas de encomenda – e incluiu na sua biblioteca de publicações.
Hoje, comemorando o Dia Mundial da Água, divulgo aqui esse trabalho

A ÁGUA É UM BEM DE TODOS, por Clotilde Tavares

Peço à Musa da Poesia
Que me dê inspiração,
E a você, caro leitor,
Eu peço a sua atenção.
Escute bem o que eu digo
E depois responda, amigo,
Se não estou com a razão.

Vou lhe falar sobre a água,
Este líquido precioso,
Que nos dá saúde e vida,
Torna o mundo mais ditoso.
Mata a sede da criança
E recobre de esperança
O chão mais seco e terroso.

A água é o grande recurso
Da nossa Mãe Natureza.
Seu valor é inestimável,
Quem tem água, tem riqueza.
Tudo brota, tudo cresce,
Com ela a terra floresce
E se cobre de beleza.

A água serve pra tudo
Que você possa pensar.
Serve pra matar a sede,
Pra comida preparar.
Serve pra molhar as plantas,
Suas vantagens são tantas
Que ninguém pode negar.

Serve para tomar banho,
Pra lavar roupa também.
Com ela se lava a casa,
O paiol e o armazém.
Água fornece saúde,
E a limpeza é uma virtude
Que só traz o nosso bem.

Leia o restante aqui.

Comentários
3 Comentários »
Categorias
Qualidade de vida
Tags
água, Dia Mundial da Água, meio ambiente, recursos hídricos
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Linkagem

Clotilde Tavares | 21 de março de 2010

Bobagens em origami:

http://lifehacker.com/5463790/learn-how-to-fold-thousands-of-origami-figures-at-origami-club

Denise, blogueira que mora na Coréia, fala sobre um fenômeno próprio dali:  a poeira amarela.

http://sindromedeestocolmo.com/archives/2010/03/a_poeira_amarela_vista_aqui_de_casa.html/

Meu sobrinho Nilo Neto vai pra cozinha – sim, o bonitão está lá sem camisa – e prepara maminha com cerveja preta. A entregação é do blog da namorada, Jady.

http://jady.blogspot.com/2010/02/namo-na-cozinha.html

Dobrar um lençol é fácil. A dica é do site Chega de Bagunça. http://chegadebagunca.blogspot.com/2010/01/dobrando-lencol-de-elastico-como-um.html

Você é “creuza”? Se for, seu blog é o Vende na Farmácia, onde Joo e Loo fornecem material para todas as suas fantasias. E se você não sabe o que é ser “creuza”, relaxe. Se não sabe, é porque você não é e, em não sendo, não vale a pena mesmo pensar nisso.

http://www.vendenafarmacia.com/

Dicas preciosas para construir sua networking. No site Efetividade.net. http://www.efetividade.net/2010/03/15/networking-amplie-seu-circulo-de-influencia/

Você é blogueiro do WordPress? Muitas dicas aqui. http://www.pblog.com.br/

Ligado na Hungria, ou, mais especificamente, no idioma magiar? O tradutor Chico Moreira Guedes lhe conduz nos meandros dessa cultura. http://hungaromania.wordpress.com/

Andaram dizendo que o e-mail havia morrido. Tiago Dória defende que não. http://www.tiagodoria.ig.com.br/2010/03/10/apos-39-anos-o-email-continua-firme-e-forte/

Comentários
1 Comentários »
Categorias
Tecnologia e Internet
Tags
blog mundo blog, blogosfera, links
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

Pior do que o soneto

Clotilde Tavares | 19 de março de 2010

Nesta semana vimos nas telas da TV, nos noticiários, o caso da mulher que, segundo denúncias, esmolava usando a filha. Vimos como, através de uma denúncia anônima, a autoridade judicial ordenou o recolhimento da criança a um abrigo.

Vimos também que, entre a letra e o ato há diferenças, nesse caso nada sutis. A ordem judicial foi executada com extrema brutalidade, sem respeitar os sentimentos da criança e da mãe, separadas com força física e sem a presença de suporte psicológico para ambas. A policial que recolheu a menina usava uma arma na cintura, e penso – não sei se com razão – que qualquer pessoa que lidar com uma criança não pode estar ao mesmo tempo usando uma arma. Além disso, a policial entrou com a criança no colo no banco da frente do carro, e esse carro arrancou bruscamente, saindo em velocidade, contrariando frontalmente as leis de trânsito. A profissional da unidade que abrigou a criança condenou a forma como a ordem foi executada; e todo o Brasil ficou constrangido com a brutalidade.

Um detalhe não me escapou: a mãe é uma cigana, e também não me escapou toda a carga de preconceito que existe contra essa cultura, que não conhecemos, não entendemos e tememos. Associamos sempre os ciganos com ladrões e vagabundos, raptores de crianças e outras bobagens, percepção essa reforçada por uma literatura romântica e sem fundamento na realidade.

É claro que só estou falando de tudo isso porque havia, na hora, uma câmera para filmar o acontecido e em seguida colocar tudo em rede nacional de televisão. A minha pergunta é: quantos abusos desse tipo existem por aí, com ordens que na letra da lei parecem limpas e razoáveis mas que na prática são executadas de forma errônea, cruel, desastrosa, com mais prejuízo para os implicados do que se permanecer a situação original?

O Brasil está ainda engatinhando nessa área de proteção aos direitos de crianças, idosos, portadores de deficiência e outros grupos considerados vulneráveis. É preciso evitar que, na ânsia de resolver uma situação que aprece inaceitável não se crie outra mais inaceitável ainda. É preciso evitar que, nesses casos, a emenda se torne pior do que o soneto.

Comentários
2 Comentários »
Categorias
Comportamento
Tags
ciganos, cultura cigana, preconceito
Comentários RSS Comentários RSS
Trackback Trackback

« Entradas Anteriores

Tópicos Recentes

  • GERÚNDIOS
  • ROMANCEIRO VIVO
  • Estranhas iguarias
  • Adiza Santa Cruz Quirino, “Tia Adiza” (1916-1990)
  • Como escolher um texto para encenar na escola?

Tags

barulho barulho urbano biblioteca blog blogosfera Braulio Tavares cabelos brancos Campina Grande Cariri Cariri Paraibano Carnatal cinema comportamento humano corrupção Coxixola cultura popular Design escrever escritor Fotografia e design gatos Gerúndios Hamlet Harold Bloom hoax idade Internet leitura Literatura literatura de cordel livros meio ambiente Memória Moda mundo blog Natal Nilo Tavares padrão de atendimento Paraíba poesia sertão Shakespeare teatro turismo Viagem

Categorias

  • Arte (57)
  • Comportamento (202)
  • Cultura (103)
  • Curiosidades (62)
  • Fotografia e design (20)
  • Humor (44)
  • Memória (45)
  • Pop-filosofia (12)
  • Qualidade de vida (30)
  • Sem categoria (39)
  • Tecnologia e Internet (26)
  • Uncategorized (65)
  • Viagens e turismo (27)

Páginas

  • #DiretoDaBolha
  • Livraria
  • Quem sou?

Arquivos

  • julho 2024 (4)
  • julho 2023 (7)
  • março 2023 (1)
  • abril 2022 (1)
  • novembro 2021 (1)
  • junho 2021 (2)
  • abril 2021 (6)
  • agosto 2020 (1)
  • julho 2020 (1)
  • junho 2020 (1)
  • outubro 2019 (2)
  • abril 2018 (1)
  • janeiro 2018 (5)
  • novembro 2017 (1)
  • agosto 2017 (2)
  • junho 2017 (1)
  • maio 2017 (2)
  • março 2015 (1)
  • fevereiro 2015 (4)
  • janeiro 2015 (9)
  • julho 2014 (2)
  • maio 2014 (4)
  • dezembro 2013 (1)
  • setembro 2013 (6)
  • junho 2013 (1)
  • março 2013 (1)
  • setembro 2012 (3)
  • agosto 2012 (1)
  • maio 2012 (1)
  • fevereiro 2012 (1)
  • janeiro 2012 (1)
  • dezembro 2011 (5)
  • novembro 2011 (2)
  • outubro 2011 (3)
  • junho 2011 (1)
  • maio 2011 (2)
  • abril 2011 (3)
  • janeiro 2011 (14)
  • outubro 2010 (3)
  • setembro 2010 (11)
  • agosto 2010 (3)
  • julho 2010 (5)
  • junho 2010 (2)
  • maio 2010 (5)
  • abril 2010 (13)
  • março 2010 (19)
  • fevereiro 2010 (18)
  • janeiro 2010 (17)
  • dezembro 2009 (25)
  • novembro 2009 (28)
  • outubro 2009 (31)
  • setembro 2009 (29)
  • agosto 2009 (28)
  • julho 2009 (30)
  • junho 2009 (27)
  • maio 2009 (29)
  • abril 2009 (29)
  • março 2009 (6)

Agenda

março 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« fev   abr »

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
rss Comentários RSS valid xhtml 1.1 design by jide powered by Wordpress get firefox